Como ter ânimo num processo de mudança!

Muitos de vocês me perguntam como faço para ter ânimo de cozinhar, deixar a casa organizada, me arrumar e me manter em dia com meu trabalho nessa fase em que estamos de mudança.
Tudo o que nos faz sair da rotina gera um certo desconforto. E, muitas vezes, esse desconforto também gera desânimo. E, ter ânimo nesse processo de mudança é a chave para que tudo flua melhor.
No meu caso, estou saindo da rotina numa situação que causa muita desorganização! Coisas que de repente preciso estão encaixotadas, objetos que antes não faziam parte da decoração (caixas e fitas adesivas) agora não só decoram como são fundamentais no dia-a-dia!
Uma das dicas principais que acredito ser muito importante é: planeje com antecedência.
Ter tempo para fazer as coisas com calma é o melhor aliviador de tensões. Sei que nem sempre isso é possível, mas se for, é importantíssimo! O tempo é nosso aliado na organização.
Outra dica importante é: seja o mais organizado que você possa ser.
Faça tudo por partes, como uma forma de setorizar de onde virão os itens que irão ser encaixotados. Quando começar uma caixa com determinado assunto, vá até o fim! Feche, sele e escreva (como escrevi nesse post AQUI). Feito isso, já direcione essa caixa para o local desejado e verifique se tem tempo suficiente para começar outra. A organização faz com que você utilize seu tempo de forma produtiva.
Seus compromissos não ficarão esperando você se mudar, inclua a mudança na sua rotina não o contrário.
Todos continuam comendo, sujando roupas, usando a casa. Assim como seu trabalho também não para. Nessas horas, é necessário tirar da rotina alguma coisa que pode esperar. Acredite, você vai se sentir melhor se faltar alguns dias da academia do que acumular coisas em casa ou no trabalho!
Pense que tudo é uma fase.
Essa fase vai passar. E, quanto mais você se dedicar, mais rápido isso vai terminar.
Trabalhar feliz rende muito mais que trabalhar reclamando.
Tudo é hábito. Se você se propõe a sorrir mais um pouco a cada dia, com o tempo você verá que isso se tornou automático pra você. E isso funciona pra tudo! Use bem a tão conhecida regra do “só por hoje”.
Estipular tempo para descansar e fazer algo que gosta, vai te dar mais ânimo.
Mesmo que por alguns minutos por dia, ou até mesmo por semana (dependendo do caso), tire um tempinho pra você. Muitas vezes, descansar por 15 minutinhos, vai te dar ânimo para trabalhar por mais horas, diferente de “empurrar” o cansaço ao longo do dia e fazer tudo pela metade.
Se pararmos para pensar, podemos usar essas dicas para todos os dias, independente se estivermos em processo de mudança ou não. Se organizar, tanto com os afazeres e com seu tempo, te faz ficar mais leve e, consequentemente, mais feliz!
31 de maio de 2017 @ 16:49
Fico admirada com sua postura firme frente os contratempos. Mudanças geram desgastes, ter sabedoria para lidar com isso faz toda a diferença.
Sucesso!
20 de novembro de 2019 @ 07:27
Olá Rúbia.
Estamos neste processo de mudança: caixas vazias e cheias, mas depois que li seu post, me concentrei em organizar. Como comecei bem antes da data da mudança, agora me permito a guardar as coisas em um dia determinado da semana. Neste dia, fico apenas focada nisso e, não atrapalha o andamento natural da casa: roupas, comida, escola, trabalho.
Como é bom compartilhar idéias. Que mais pessoas possam fazer isso, de coração aberto como você faz! 😘😘
6 de dezembro de 2019 @ 16:32
Que bom que foi útil pra você!❤️