Quais os perigos dos esmaltes?

Você sabe o que um “simples” esmalte pode nos causar? Já parou pra pensar nos perigos desse cosmético tão usado por mulheres e até crianças?
Muito importante ler o rótulo dos esmaltes! Nunca lemos, não é mesmo? Como sempre falo por aqui, nos preocupamos muito com a alimentação e não nos damos conta da importância de prestarmos mais atenção ao que usamos para alimentar nossa pele. Sim, porque nossa pele também “come”. (falo um pouco disso aqui)
Alguns dos ingredientes encontrados nos esmaltes:
Dibutyl Phthalate (DBP) e outros Phthalates – atuam como fragrância e ingrediente plastificante, são tóxicos ao sistema reprodutivo e disruptor endócrino, interferindo no sistema endócrino, causando câncer, defeitos no feto e distúrbios no desenvolvimento. Estão associado a problemas de aprendizado, déficit de atenção, problemas cognitivos no cérebro, deformações no corpo, câncer de mama, câncer de próstata, câncer de tireóide, problemas no desenvolvimento sexual (feminilização nos homens e masculinização em mulheres), obesidade, diabetes, problemas de fertilidade.
Formaldehyde – um preservativo super potente feito a partir do metanol, encontrado em shampoos, condicionadores, fortalecedores de cabelos, hidratantes para a pele e esmaltes, colas para cílios, desodorantes e enxaguantes bucais. Também é encontrado na fumaça do cigarro. Pode causar câncer de nasofaringe e leucemia.
Parabenos – encontrado em, praticamente, todos os cosméticos e também em alguns produtos alimentícios, atua como conservante. É cancerígeno, pode causar irritações na pele e envelhecimento precoce da mesma. Também é considerado um disruptor endócrino (com seus perigos já citados acima).
Tolueno – pode ser conhecido como “cola de sapateiro”. Muito utilizado em solventes de colas e tintas, gasolina, produtos de limpeza, fumaça do cigarro e cosméticos. Causa problemas nas vias respiratórias, já que, quando inalado, vai diretamente ao pulmão e cai na corrente sanguínea facilmente. Causa alergia na pele, tonturas e dores de cabeça, anorexia, perda momentânea de memória e insônia.
Triphenyl Phosphate (TPHP) – Mais um disruptor endócrino (veja acima)! Pode causar irritações e coceiras na pele, além de ser neurotóxico – afeta o sistema nervoso e controle muscular.
Xylene – Também encontrado no cigarro, pode causar deficiência respiratória, tosse contínua, dores de cabeça, vertigens, náuseas, tonturas, desconforto no estômago, alterações no fígado e rins, vômito, diarréia, hemorragias, manchas, dermatites, inflamação, inchaço, ressecamento, irritação e coceira.
Olha só, mesmo sem fumar, estamos em contato com todo o conteúdo de um cigarro nos esmaltes!
Não se deixe levar pelo que as indústrias nos vendem e nos fazem consumir diariamente! Questione, pesquise, procure saber o que você está colocando em seu corpo, afinal, é sua saúde que está em risco!
Felizmente, estão surgindo empresas que têm essa preocupação e nos trazem opções naturais e mais saudáveis. Algumas que conheci aqui nos Estados Unidos: 100% Pure, Turst Fund Beauty, ella+mila, AILA, benecos, ZOYA e Joshik. De algumas marcas que testei, a que mais me agradou foi a ZOYA. Também estou usando um removedor de esmaltes da empresa Pure Vitality Beauty, feito à base de plantas que, além de ser 100% natural, ainda hidrata e nutre unhas e cutículas.
Com consumidores mais informados e conscientes, as empresas terão que encontrar outras alternativas para nos atender e que sejam benéficas para nossa saúde.
ATUALIZAÇÃO (06 de Agosto de 2019)
Desde que escrevi esse post no ano passado, testei algumas marcas livres de ingredientes nocivos e fui descobrindo o que mais me agradava.
De algumas que testei, a Zoya e a ella+mila foram as que mais se destacaram.
A Zoya tem mais de 400 cores de esmaltes! Um mais lindo que o outro. Uma grande vantagem é que possuem uma secagem ultra rápida entre as camadas, facilitando muito nossa esmaltação. Consigo comprar pelo próprio site ou pela Amazon.
Se quiser, pode dar uma olhadinha aqui:
Kit vermelho e Pink – Nesse kit que está o vermelho que sempre uso e você amam!
Linha de tratamento, removedor e recuperador de esmaltes
Tenho usado a linha de tratamento dessa marca também, e tenho visto resultados positivos, no caso dessa base niveladora de unhas. Uso essas duas todas as vezes que vou esmaltar. A esbranquiçada (que é a niveladora) e a transparente que ajuda o esmalte aderir bem e, consequentemente, durar mais na unha.
Como já se passou um. tempinho, os primeiros esmaltes que comprei, há um ano e meio atrás, já estavam ficando grossinhos. Fiz o teste com esse recuperador de esmaltes, que também é livre de ingredientes nocivos, e, simplesmente amei! Meus esmaltes estação como novos!
Já com a ella+mila, tenho usado o top coat, que é espetacular! Além de dar um brilho incrível, também seca rapidamente. Com os esmalte não fiz nenhum teste ainda.
Agora, preciso destacar esse removedor que é um caso à parte.
Como todos removedores naturais e os esmaltes livres de ingredientes tóxicos, o cheiro não é forte e, esse em especial, tem um cheirinho bem agradável. Dos outros que usei (um deles está nas fotos acima), que são também excelentes, estou preferindo o da Zoya por não ser feito à base de óleos. Fiquei impressionada com a facilidade da retirada do esmalte e de como deixa as unhas limpas e hidratadas! Principalmente, comparando com os removedores convencionais que, além de serem nocivos à saúde, ressecam demais nossas unhas e cutículas.
Com a descoberta desses produtos, retornei ao meu uso normal de esmaltes e sinto como um tratamento. Não tenho mais receio de esmaltar e minhas unhas e cutículas estão bem fortes e hidratadas. Claro que, como já mostrei nesse vídeo AQUI, não dispenso a hidratação diária, já que não tiro mais as cutículas.
Ah! Se você quiser fazer um creminho natural e caseiro para hidratar suas cutículas também, dá uma olhadinha AQUI!
1 de fevereiro de 2018 @ 03:08
Post muito interessante. Não sabia desses riscos, um simples vidrinho carrega uma bomba ?. Obrigada Rubia por trazer essas informações para nós, Deus lhe abençoe ???
9 de março de 2018 @ 16:46
adorei esse blog. gosto de tudo relacionado a manicure e pedicure. Trabalho a bastante tempo na área. Parabéns pelo blog, beijos da faby
12 de março de 2018 @ 05:41
Fico feliz que tenha gostado. Muito obrigada!
22 de março de 2018 @ 23:35
Adorei o seu site muito interessante. Vou acompanhar mais vezes suas postagens. um beijo da Déia
26 de março de 2018 @ 12:40
Que bom! Muito obrigada!
17 de junho de 2020 @ 08:39
Oi Rubita, minha mãe sempre usava esmaltes nas unhas , ele tem 71 anos e lavava roupa à mão no passado, tinha sempre as unhas problemáticas (algumas enrrugadas, meio onduladas) e por isso ela sempre pintava nos fins de semana, que ela ia no mercado e shopping no sábado, pintava até para esconder as imperfeições. Agora, com a pandemia, ela está sem sair de casa nesses 3 meses e deu um tempo no esmalte, a unha está crescendo nova e bem lisinha, uma unha linda. Ela percebeu que o esmalte fazia mal e não vai mais usar. Eu comento aqui sempre que tenho experiências que derem certo relacionadas a suas postagens. Gosto de blog porque gosto muito de ler, mas também sou sua seguidora no instagram e no YT. Bj e fique com Deus.
18 de junho de 2020 @ 11:47
Oi, querida! Muito obrigada pelo carinho do retorno! Assim, mais pessoas se beneficiarão com sua experiência.