Molho de Tomate Caseiro em Conserva

Ainda no Brasil, uma vez me atrevi a fazer doce de laranja em conserva. Descobri uma paixão! Eu realmente não sou desse tempo. Gosto das coisas feitas como antigamente.
Mas, quando cheguei aqui, descobri que fazer conservas, geléias ou preservar os alimentos, não é coisa do passado. Pelo contrário, é bem comum!
Diante disso, me aprofundei mais nesse mundo e descobri muita coisa nova! Continuo aprendendo e me surpreendendo com novos sabores e novas técnicas!
Hoje, entendo que, poder preservar os alimentos é terapia, economia e saúde! Afinal, sabemos direitinho o que cada vidro contém: alimentos em ótimas condições, sem corantes, conservantes ou qualquer aditivo.
Espero, um dia, ter em minha despensa, somente alimentos feitos por mim.Enquanto isso, tento fazer quando posso. E, nesse momentos, vou trazendo minhas dicas e receitas para vocês, combinado?
Quando faço molho de tomate, sempre penso na possibilidade de acrescentar mais valor nutricional a ele, trazendo mais vegetais no preparo. Principalmente, os vegetais que os meninos não comem com facilidade, ou, até mesmo, quando preciso dar aquele limpa na geladeira!
Nessa receita, vou te dar minha sugestão, mas você pode acrescentar os de sua preferência ou somente fazer puramente com tomates.
Todo o passo-a-passo está no vídeo de forma simples pra você.
Molho de tomate caseiro e em conserva
Ingredientes:
3 kg de tomates maduros
3 cebolas
1 cabeça de alho
2 a 3 abobrinhas
1 berinjela grande
200g a 300g de cogumelos
350g de cenouras
1 maço de salsinha
orégano
pimenta-do-reino
sal
manjericão
gengibre
Modo de Preparo:
Frite bem a cebola e o alho no azeite ou na gordura de porco. Adicione a cenoura e deixe refogar um pouco. Enquanto isso, pique os outros legumes em pedaços grandes, assim como os tomates. Acrescente todos eles na panela. Refogue bem e deixe até estarem molinhos.
Depois disso, utilize um mixer, ou um processador, ou um liquidificador para bater tudo até ficar bem homogêneo.
Eu gosto do molho assim. Não vejo necessidade de coar. Além de render mais, não desperdiçamos alimentos. Mas, se preferir, coe.
Tempere com gengibre, manjericão, sal e pimenta do reino. Acrescente a salsinha.
Preparando os vidros e fazendo a conservação:
Antes de começar a preparar seu molho, lave bem os vidros e as respectivas tampas que vai usar. Encha um panelão de água o suficiente para cobrir todos os vidros. Coloque os vidros dentro e deixe ferver em todo o processo de preparo do molho. À parte, em uma panela menor, faça o mesmo com a tampas. Quando o molho estiver pronto, retire os vidros da água, coloque 1 c de limão espremido em cada um e encha os vidros, deixando 1cm sem completar. Feche bem os vidros (cuidado, vão estar quente!) e leve novamente na panela com água fervente de 35 a 40 minutos.
Retire da panela e deixe sobre um paninho num lugar quietinho da cozinha, onde você não vai mexer até que estejam completamente frios. Você vai escutar uns barulhinhos e isso é bom! É sinal que estão fazendo o vácuo e selando a tampa. Depois de completamente frios, apalpe as tampas e verifique se não estão “molengas” no meio (mostro como no vídeo). Se estiverem todas firmes, tudo ocorreu perfeitamente. As que não estiverem, devem ir para a geladeira e consumir mais rapidamente.
Não se esqueça de etiquetar cada vidro com a data de validade e, no caso de presentear, anote cada ingrediente que seu molho contém, no caso de pessoas alérgicas a determinados alimentos.
Seu molho está pronto para ser usado por até 1 ano! Devido a essa forma de conservar, você pode guardar na sua despensa normalmente, como os vidros que compramos no supermercado. Na verdade, pode ser consumido em até 2 anos, mas, sempre conto metade, para garantir.
Viu como é simples?
Reserve um espacinho no seu armário e aproveite quando os preços do tomate baixarem!
15 de agosto de 2019 @ 11:46
Rúbia querida;
Vc é mesmo uma pessoa MULTITAREFAS, pois sabe fazer de TUDO!!!
Quantas habilidades e como nos ensina Maravilhas!!!!
Será que vou conseguir deixar de usar o molho de tomate de caixinha e fazer esta sua receita???? Me deu vontade de comprar de vc uns vidrinhos, pena que não estão à venda!!!!
Bjs afetuosos, sua amiga, Sílvia.
16 de agosto de 2019 @ 06:46
É simplesmente o máximo!!! Eu não conhecia. Eu já faço o meu próprio molho, mas deixo sempre no freezer, vou tentar a sua tecnica!!! Maravilha. Obrigada. Bjs
17 de agosto de 2019 @ 07:48
Que bom! Assim, vai liberar espaço no seu freezer!❤️
27 de fevereiro de 2020 @ 19:06
Boa noite Rúbia acabei de fazer uma remessa de molho eu amei tanto que já fiz umas 3 vezes agora o tomate tá caro mas tenho bastante guardado que tal ensinar outras conservas beijos você está sumida o café está tomando muito seu tempo 😘😘
2 de novembro de 2019 @ 23:19
Boa noite Rubia. Fizemos o molho, e ficou espetacular!!!
7 de novembro de 2019 @ 12:13
Que bom!!!
14 de dezembro de 2019 @ 15:53
Rúbia amei o molho já fiz e estou fazendo outra vez delicioso essa receita vai ficar no meu coração