Protetor Solar / Regenerador da Pele

Esse protetor solar recebeu um upgrade. Se tornou um Protetor Solar/Regenerador da Pele.
Há 4 anos que uso esse protetor solar e, a cada dia, me surpreendo com os resultados.
(Para saber sobre os malefícios do uso de um protetor solar convencional, clique AQUI).
O descobri como regenerador depois de uma alergia intensa que tive na minha pele. Pesquisei sobre produtos e ingredientes naturais que pudessem aliviar a vermelhidão e coceiras intensas. Mal sabia que eu estava com esse produto pronto em minhas mãos: o protetor solar que eu já usava!
Comecei a usar nas partes afetadas pela alergia e pude confirmar a eficácia dele para esse fim.
Para fazer alguns testes antes de falar com vocês sobre isso, pesquisei sobre óleos essenciais que também atuariam como regeneradores e que fossem mais fáceis de encontrar, já que os óleos de cenoura e framboesa, usados na última receita, eram difíceis de serem encontrados.
Num desses testes, eu não tinha o óleo de amêndoas e, então, substitui pelo azeite de oliva. Foi mais uma grande surpresa! Pude perceber a diferença que causou em minha pele!
Vamos entender o porquê esse creme é tão poderoso?
Manteiga de Karité
Há uma boa razão para a manteiga de Karité ser incluída em tantos hidratantes faciais e loções corporais. Atua como um emoliente que suaviza e hidrata a pele. Por conter vários tipos de ácidos graxos – incluindo os ácidos lineoléico, oleico, palmítico e esteárico – que melhoram a barreira natural da pele, a manteiga de karité também protege a pele de danos ambientais, como poluentes.
Possui compostos antiinflamatórios sendo perfeito para acalmar e nutrir a pele irritada.
Hoje, é frequentemente incluído em produtos que ajudam a curar doenças inflamatórias da pele, como eczema e psoríase, de acordo com o Hong Kong Medical Journal, bem como aqueles destinados a aliviar queimaduras solares. Além do mais, acredita-se que a manteiga de Karité tenha benefícios suaves na proteção solar.
Seus ricos níveis de ácidos graxos ajudam a suavizar e acelerar o processo de cicatrização.
A manteiga de karité também contém alguns antioxidantes, incluindo vitaminas A e E, atuando como um anti-envelhecimento da pele.
Azeite de Oliva
O azeite de oliva tem muitas vitaminas, incluindo A, D e K, bem como a vitamina E.
O azeite de oliva também é um antioxidante, por isso pode ajudar a prevenir ou reverter os danos da radiação ultravioleta que causa câncer.
Se você tem tendência a acne, usar um hidratante feito com azeite de oliva pode ajudar a diminuir sua acne, matando a bactéria que causa a acne. O azeite também é conhecido por hidratar a pele de forma intensa.
Óleo essencial de Lavanda
O óleo de lavanda é naturalmente antibacteriano, o que significa que mata bactérias causadoras de acne que podem se infiltrar em seus poros. Isso o torna perfeito para prevenir, acalmar e curar acne.
O óleo de lavanda é excelente para equilibrar a barreira de umidade da pele, para que não fique muito oleosa ou seca.
Alivia eczema.
Possui ação calmante, reduzindo vermelhidão e coceira.
É um antiinflamatório natural.
Os antigos gregos usavam óleo de lavanda para limpar feridas, curar queimaduras e tratar outras lesões de pele. Suas propriedades anti-sépticas também ajudam a pele a se curar mais rapidamente, ao mesmo tempo que combate e previne infecções futuras.
O óleo de lavanda é uma fonte potente de antioxidantes e outros fitoquímicos benéficos, o que o torna útil para combater os sinais de envelhecimento prematuro. Os antioxidantes combatem os danos dos radicais livres, que são causados por fatores de estresse ambientais, como raios ultravioleta e poluição.
Óleo essencial de Hortelã-Pimenta
Devido às suas propriedades antimicrobianas, o óleo de hortelã-pimenta pode ajudar a reduzir os níveis de bactérias causadoras de acne na pele para ajudar a tratar as espinhas.
Por causa de seus benefícios antiinflamatórios, o óleo essencial de hortelã-pimenta ajuda a reduzir a vermelhidão, irritação e inflamação da pele.
O óleo de hortelã-pimenta cria uma sensação que nos faz sentir energizados e ativos. Esses mesmos efeitos acontecem na nossa pele. Ao promover uma melhor circulação, estimula e revigora a pele, trazendo brilho e firmeza.
Óleo Essencial de Copaíba
Possui propriedades antiinflamatórias, anti-sépticas e antimicrobianas. Ajuda a aliviar as condições da pele seca, revive a pele madura e auxilia na cicatrização de feridas. O óleo de copaíba é um dos óleos mais seguros para usar na pele!
“Você sabia que o óleo essencial de copaíba pode deixar sua pele feliz?
O óleo essencial de copaíba beta-cariofileno, uma molécula que interage com os receptores canabinóides da pele. Isso faz com que as células da pele produzam beta-endorfina, um dos hormônios da felicidade.
O beta-cariofileno também é um agente antiinflamatório potente. Pode ser muito útil na cura, acalmando a irritação e no tratamento de doenças crônicas da pele.”
Óleo essencial de Frankinsense (Olíbano)
Juntamente com suas qualidades antibacterianas, anti-sépticas e antioxidantes, o olíbano protege a pele ajudando-a a se curar de danos, reduzindo a inflamação e negando os efeitos dos radicais livres.
Ajuda a proteger a pele dos danos causados pelo ressecamento. Mantém as células da pele fortes e melhora a elasticidade.
O óleo de olíbano promove a regeneração celular e mantém as células e os tecidos saudáveis.
Ajuda a prevenir o aparecimento de rugas.
Por ser um adstringente poderoso, também ajuda a reduzir manchas de acne e o aparecimento de poros dilatados.
Eu poderia continuar aqui, citando os infinitos benefícios de cada ingrediente encontrado nessa receita! Isso prova a eficácia do uso dos cosméticos naturais!
Protetor Solar / Regenerador da Pele
Ingredientes:
2 c (sopa) de manteiga de karité
1/2 xíc (chá) de azeite de oliva
1/4 xíc (chá) de óleo de coco
1/4 xíc (chá) de cera de abelha
2 c (sopa) de óxido de zinco NON NANO (ver recomendações importantíssimas AQUI!)
15 a 20 gotas de óleo essencial (pode usar somente uma das opções ou um pouco de cada): Lavanda, Hortelã-Pimenta e Copaíba.
Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes, com exceção do óxido de zinco e dos óleos essenciais, e leve em banho-maria. Depois que estiverem todos derretidos e homogêneos, acrescente o óxido de zinco. Não inale até que esteja incorporado. Para isso, utilize máscara ao manuseá-lo.
Mexa bem e alternadamente até esfriar. Depois de frio, acrescente os óleos essenciais. Continue mexendo, alternadamente, até começar a ficar com a consistência cremosa. Coloque em um recipiente de sua preferência.
Você pode armazenar em ambiente fresco e seco por até 1 ano.
Use conforme necessário, lembrando que, a cada vez que entra na água, é necessário a sua reposição.
23 de agosto de 2021 @ 16:14
Oi Rubita, tudo bem com você? Eu conheci os óleos essenciais por seu intermédio (eu nunca tinha ouvido falar deles, acredita?). Tenho algumas experiencias boas para compartilhar: Meu filho ficou queimado do sol e para aliviar eu misturei manteiga de karité com OE de hortelã pimenta, uma única aplicação foi suficiente para tirar a ardência na hora e no outro dia acordou 100% bom. Ele teve um fungo na unha e usei OE de melaleuca, só teve que esperar o tempo de a unha crescer pois havia rachado de tão forte que era o fungo. Era dia 24/12/2020 eu acordei com sintomas de infecção urinária e fui fazer exame de urina que ia ficar pronto so em 02/01/2021, mas a dor só aumentava, então eu procurei saber qual OE era bom , e li que o OE de melaleuca , e que deveria fazer banho de acento , mas eu liguei para a minha médica ( que ja estava de férias ) e ela disse que podemos pingar no umbigo, então eu pinguei 1 gota e, em meia hora a dor havia aliviado, comecei a usar 1 gota de 6 em 6 horas , em janeiro quando veio o resultado tinha com a infecção, levei na minha médica e ela pediu para repetir o exame, que mostrou que não tinha mais a infecção. Em outra ocasião eu queimei a minha mão com o ferro de passar roupa e deu bolha, quando essa bolha estourou ardia demais, então passei a usar 1 gota de OE de melaleuca , isso aliviava muito a dor e cicatrizou em 1 semana e nem ficou cicatriz. Os OE são miraculosos, tenho vários ( eu não comprei da DOTERRA ainda, mas compro uns em quais confio que é da BySamia e da Phyrotherápica). Obrigada por ter me apresentado esse mundo fantástico dos óleos essenciais.
26 de agosto de 2021 @ 17:55
Rubia maravilhosaaaaa!!! Amei a nova receita vou fazer, eu já faço a receita anterior. Mas confesso que durante o dia na minha linha expressão do pescoço acaba ficando um pouquinho branco (acredito que o óxido deva acumular um pouquinho), mas logo percebo e espalho. E minha pele já melhorou muitO ) !!!
1 – No vídeo você menciona que pode continuar com óleo semente de cenoura e óleo de semente de framboesa, mas seria na mesma quantidades?
2 – O óxido de zinco ele pode ser substituído pela pasta d´água? E seria na mesma quantidade? Você poderia fazer esse teste pra gente 🙂
3 – O meu filtro não fica na mesma consistência que o seu, que a cera de abelha não é igual a sua, acredito que devo colocar um pouquinho a mais (para firmar ?) A minha cera é tipo lascas de espessura da folha de papel (a sua da receita é tipo nibs?), mas por ser muito leve no medidor talvez não atinja a quantidade que esta na sua receita.
4- Quanto tempo depois você aplica a base / pó?
Vou testar a nova receita, mas preciso da sua ajuda em questão as informações (óleo semente cenoura e framboesa) acima e quantidades.
Muito Obrigada e sua pele e você são maravilhosas!!
Bisou bisou