Bomba!

E precisa dizer mais alguma coisa?
Sempre amei bomba! (Éclair” para os mais finos!)
Minha irmã, quando queria me agradar, sempre trazia uma pra mim, não é Tata?! (bombas de um tempo que ainda eram boas…)
Mas gosto dessas assim, com recheio de creme verdadeiro, feitinho em casa e cobertura de chocolate, mas de chocolate de verdade. E, infelizmente bombas assim, ultimamente são coisas raras.
Por muito tempo, eu pensava que deveria ser muito difícil fazê-las. Até, que, um dia, queria que meus filhos experimentassem essa delícia (da verdadeira delícia), então, resolvi me arriscar e fazer!
E sabe o que aconteceu? Foi muito mais fácil do que eu pensava!! E, simplesmente deliciosa!
E, desde então, tem bomba caseira aqui!
Fiz um vídeo pra ficar mais fácil, e a receitinha está aqui:
Bomba – Éclair
Ingredientes:
Massa:
100g de farinha de trigo
75g de manteiga sem sal, cortada em pedacinhos
175ml de água
1/2 c (chá) de sal
2 ou 3 ovos
Recheio:
2 xíc (chá) de leite
1 lata de leite condensado
2 gemas
1/2 c (sopa) extrato de baunilha
4 c (sopa) de amido de milho
Cobertura:
90ml de água
30g de chocolate em pó
30g de açúcar
150g açúcar de confeiteiro
Modo de Preparo:
Massa:
Peneire a farinha de trigo e reserve. Ponha a manteiga, a água e o sal numa panela e deixe ferver. Tire do fogo e despeje a farinha de uma vez na panela, mexendo bem com uma colher de pau. Leve ao fogo baixo e continue mexendo por uns 2 minutos, ou até que a massa se desprenda da panela.
Retire do fogo, deixe esfriar e misture um ovo de cada vez, batendo bem após cada adição. Antes de colocar o terceiro ovo, verifique se a massa está da consistência que aparece no vídeo (uma consistência que permite se soltar da colher). Coloque a mistura num saco de confeitar e corte uma abertura de, aproximadamente, 1cm de diâmetro. Distribua como tiras pelo tabuleiro já untado, deixando uma distância entre elas. Asse em forno pré-aquecido a 200ºC de 20 a 25 minutos. Corte-as no sentido longitudinal, ainda mornas, para liberar o vapor e deixe esfriar numa grelha.
Recheio:
Coloque 1 e 1/2 xíc de leite, o leite condensado, as gemas e a baunilha numa panela e leve ao fogo. À parte, misture o restante do leite com o amido de milho, e, quando a mistura de leite condensado ferver, acrescente essa mistura de amido de milho, mexendo sempre até engrossar. Recheie cada éclair à gosto.
Cobertura:
Coloque o três primeiros ingredientes numa panela e leve ao fogo, mexendo sempre até ferver. Retire do fogo e peneire sobre essa mistura o açúcar de confeiteiro, mexendo até obter uma textura homogênea. Cubra as éclairs e espere esfriar.
Rende aproximadamente 12 bombas.