Horta – Como começar?

Não sou uma “expert” em horta, mas já tive uma experiência com uma horta grande e, agora estou recomeçando com uma menor.
Com esse meu recomeço, estou buscando informações, lendo bastante a respeito. Então, do pouco que estou aprendendo, resolvi registrar aqui no blog para compartilhar com vocês que queiram também se aventurar a ter uma em casa.
Comer alimentos plantados em casa é um luxo, um privilégio!
São alimentos orgânicos, cuidados com carinho por você e estão sempre frescos! Mesmo que sejam somente as ervas aromáticas, já é muito prazeroso! A maioria das ervas possui flores, fazendo com que o jardim fique lindo!
E se engana quem pensa que precisa de um espaço enorme para cultivar uma hortinha.
Basta decidir onde quer ou pode plantar, ter vontade e começar!
Da minha primeira horta, eu separei um espaço enorme no meu quintal e plantei tudo o que eu queria, sem me preocupar com a quantidade de sol que cada planta precisava. Além de ter preferido plantar tudo da semente.
Meu primeiro conselho é:
Não comece grande e nem pequeno demais!
Vou explicar.
Não comece grande no sentido da quantidade e do tamanho do seu espaço. Prefira começar com dois ou três tipo de ervas aromáticas e vá aumentando aos poucos.
Não comece pequeno demais, no sentido de plantar da semente. É interessante, mas requer mais cuidados, mais atenção e é bem demorado. Comece com mudas maiores, vai ser mais fácil!
O segundo conselho é:
Depois de decidir o local, observe a quantidade e a intensidade de luz diária, e só plante de acordo com isso. Não insista. Se é um lugar com muito sol e a planta não é resistente ao sol, ela não vai vingar!
Com esses meus dois conselhos, fica mais fácil perceber que o tamanho do espaço que você tem, não é tão importante assim. Na verdade, ele só vai definir a quantidade de plantas que você vai poder cultivar.
Para os vasos e jardineiras, a mobilidade é uma grande ajuda! Você pode plantar qualquer erva aromática e movê-las de acordo com a quantidade de sol que gostam.
Criatividade e charme são coisas que não faltam pra esse tipo de plantio!
Elas ficam lindas assim! E ainda decoram a cozinha!
Já quando plantamos num local definitivo, a mobilidade se torna impossível, porém, quando plantadas diretamente no solo, a tendência é de que cresçam mais.
Pronto, com isso em mente, fica mais fácil começar a pensar em começar sua horta em casa.
Agora, o assunto do próximo post sobre hortas, será como preparar o solo para começar o plantio!
*Devido à nossa mudança de casa, estamos planejando começar uma nova horta. Assim que dermos início, tudo será colocado aqui.