Creme dental – Natural e Caseiro

Você se importa com o que come?
Então, você também deve se importar com mais alguma coisa que usamos diariamente e que não nos faz tão bem assim: o creme dental.
Como todos os produtos industrializados, o creme dental convencional é carregado de ingredientes questionáveis.
Alguns deles:
Corantes artificiais que são cancerígenos, causam inflamações da pele, déficit de atenção, hiperatividade, reações alérgicas, obesidade, asma, diabetes e, também, defeitos de nascença.
Aromatizantes artificiais
Flúor
Atuais pesquisas vêm sugerindo que talvez ele não previna tanto assim o aparecimento de cáries, além de ter vários efeitos adversos
Peróxido de Hidrogênio (ou água oxigenada)
Dizem que auxilia no clareamento dos dentes, mas estudos comprovam que isso demanda muito tempo para conseguir esse efeito, e mais, pode ser forte para os tecidos macios da nossa boca.
Propylene Glycol (propilenoglicol)
Usado para dar maciez ao creme dental, mas é sintético, derivado do petróleo.
Sacarina e outros adoçantes artificiais
Lauril éter sulfato de sódio
Muito usado em shampoos, sabonetes, loções e creme dentais para adicionar espessura e espuma. Não há estudos que comprovam que não oferece problemas para a saúde, mas sim, estudos que afirmam que, seu uso prolongado pode causar câncer e irritação na pele, já que é um detergente forte que retira toda a umidade natural da pele.
Dióxido de titânio
Usado para deixar o creme dental bem branquinho. Estudos recentes têm mostrado que causam mal ao intestino.
Triclosan
Guarde esse nome! Ele é um antibactericida encontrado em praticamente todos os cosméticos, mas que faz tanto mal que deve ser evitado! (vale uma procuradinha no google para saber mais!)
Assustador, não é mesmo?
Mas, sabe qual é o melhor disso tudo? Você pode evitar tudo isso fazendo seu próprio creme dental. E, pode acreditar, muito eficaz e não vai causar mal algum para sua saúde.
E sabe porque ele é tão eficaz? Porque deve estar combinado a hábitos saudáveis na escovação. Uma vez, conversando com um dentista, fiquei sabendo que, o papel principal na prevenção das cáries é a escovação! Até mesmo sem a pasta de dente! É como que varrer uma casa, a sujeira vai sair mesmo quando você varrer ou esfregar o chão, não é mesmo!?
Agora, adicionando um creme dental efetivo (como no caso, essa receita aqui), sua escovação será muito eficaz.
O que torna esse creme dental tão efetivo?
Dá só uma olhadinha nos ingredientes que o compõe e o porquê de cada um:
Bicarbonato de sódio
É um anti-abrasivo suave, que ajuda a remover a sujeira e as placas, sem danificar seus dentes, pois a quantidade é pouca. Além de ser alcalino, ajudando a neutralizar a acidez da nossa boca.
Óleo de Coco
Que presente da natureza é o óleo de coco!
Anti-bactericida e anti-fungicida, vai combater a cárie e muitos outros maus microorganismos, inclusive a cândida. É ele que vai agregar todos os outros ingredientes e dar esse aspecto de pasta. Mesmo quando ele estiver na forma líquida, o que acontece em dias mais quentes, ele mantém suas propriedades. Basta misturar um pouco, com a própria escova de dente, antes de usar.
Óleos essenciais
Além de oferecer um sabor delicioso ao creme dental, oferecem muitos benefícios, agindo como anti-bactericidas e combatendo inflamações e viroses.
Stévia
Dando preferência a uma stévia totalmente natural e em pó (como falo no vídeo), você adiciona mais um ingrediente que ajuda no combate à carie e acrescenta um gostinho doce delicioso no creme dental.
Creme Dental Natural
4 colheres de óleo de coco
2 a 4 colheres de bicarbonato de sódio (quanto mais adicionar, mais firme vai ficar)
Stévia à gosto
20 gotas de óleo essencial de hortelã
20 gotas de óleo essencial de canela ou cravo (opcional)
Misture tudo num vidrinho com tampa. Se o óleo de coco estiver sólido, derreta um pouco para agregar melhor os ingredientes.
Você pode guardar no armário do seu banheiro mesmo.
Para usar, use uma colherzinha ou mergulhe sua escova de dente diretamente dentro do recipiente. Seu creme dental irá derreter assim que entrar em contato com sua boca.
Escove e enxágue normalmente.
Hummmm! Sensação deliciosa de boca limpa e hálito fresco, sem preocupações com sua saúde!
Versão sólida
Versão líquida
5 de janeiro de 2018 @ 14:12
Nossa eu estou assustada com o tanto de coisas ruins que tem na pasta de dente. Infelizmente eu não tinha nenhuma informação sobre isso, graças a Deus você tem trazido esse conhecimento a nós, nos dando a oportunidade de mudar nossos hábitos. Um beijo enorme pra você minha querida ?❤
5 de janeiro de 2018 @ 23:47
Infelizmente, cada vez mais que me aprofundo nesse assunto, mais impressionada fico também…
5 de janeiro de 2018 @ 19:27
Não conhecia a stevia,vou procurar,parabéns seu blog está lindo❤
5 de janeiro de 2018 @ 23:44
Muito obrigada!!
8 de janeiro de 2018 @ 06:07
Fiquei com algumas dúvidas. O bicarbonato não retira o esmalte natural dos dentes? Mergulhando a escova de dente no potinho não vai contaminar o produto? Uma família pode usar o mesmo potinho ou tem que ser individual?
9 de janeiro de 2018 @ 08:28
Oi, Patrícia!
Olha, a quantidade de bicarbonato usada na receita, não retira o esmalte dos dentes. Não há riscos de contaminar o produto porque colocamos a escova já limpa no potinho. No caso da pasta de dente convencional, também encostamos a escova na abertura bisnaga, mas, da mesma forma, a escova está limpa também.
2 de fevereiro de 2018 @ 14:48
Fiz o creme dental e estou a usar à uma semana, não faz espuma portanto as primeiras vezes pareceu me estranho…. mas estou totalmente convencida que vou usar sempre porque em apenas uma semana noto os dentes mais brancos e a sensação de boca limpa todo o dia é muito agradável, o meu filho de 10 anos usou e também gostou. Bom para a saúde e com melhores resultados….
3 de fevereiro de 2018 @ 12:26
Que bom!!
12 de março de 2018 @ 07:14
Olá Rúbia! Eu aqui de novo! Já uso produto natural mais é muito caro! Adorei sua receita e gostaria de saber se posso substituir a stevia por xilitol. Um grande beijo Marilene
15 de março de 2018 @ 09:57
Nesse caso, não. 😘
15 de agosto de 2018 @ 17:12
Olá Rubia
Parabéns por este trabalho tão útil!!! Gostaria de saber qual a validade desta pasta de dentes fora da geladeira. Grata!
16 de agosto de 2018 @ 06:51
3 meses. 😘
7 de abril de 2020 @ 20:40
Olá Rúbia, primeiro quero dizer aqui que amo suas receitas. Gostaria de saber se crianças podem usar esse creme dental, tenho uma de dois e um de cinco. Beijos!!