Conhecendo os óleos essenciais – Lavanda

Antes de começar a ler este post, veja esse AQUI.
O óleo essencial de lavanda é muito conhecido por suas propriedades calmantes. Mas ele vai muito além! É rejuvenescedor, antisséptico e pode aliviar dores.
Com suas propriedades calmantes, proporciona uma excelente noite de sono. Ajuda a reduzir os níveis de stress e ansiedade.
A lavanda é excelente para o tratamento de dores de cabeça e enxaquecas, assim como dores musculares, pois contém propriedades analgésicas. Também auxilia nas cólicas menstruais.
Altamente regenerativa, a lavanda pode ser usada diretamente em cortes, queimaduras e picadas de insetos. Seus efeitos curativos auxiliam no tratamento da acne, eczema, rosácea e psoríase e também diminui a aparência de cicatrizes.
Com seu perfume maravilhoso, desodoriza a casa de forma antisséptica.
Para usufruir de todos esses benefícios, podemos usar de várias formas:
Misturando algumas gotinhas com um óleo carregador e massageando o corpo.
Fazendo a receitinha desse “Cheirinho para casa e para roupas“.
Para acne e rosácea, pode ser aplicado diretamente na pele, diluído num óleo carregador ou no seu hidratante favorito.
É um óleo não tóxico, não irritante e pode ser usado direto em pequenas áreas.
E, acredite se quiser, mas tem um ser que não gosta desse cheiro maravilhoso de lavanda: a barata! Sim! Ela mesma! Com uma misturinha de água e algumas gotinhas de óleo essencial de lavanda num borrifador, você, além de perfumar a casa, espanta todas elas! Borrife em todos os lugares que elas amam ficar, geralmente cantinhos escuros, como por exemplo: nas entradas, no closet, atrás dos móveis, armários e máquinas de lavar roupa. Quer melhor “veneno” que esse?
Sempre é aconselhável fazer o teste numa pequena área do seu corpo e deixar por 24hs. Se não ocorrer coceira ou alguma irritação, você poderá usar tranquilamente no restante do corpo.